TEMA: Água – Um bem finito?

TEMA: As consequências da má gestão dos recursos hídricos no Brasil

INSTRUÇÃO: Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo seguindo a norma padrão da língua portuguesa. Apresente proposta de intervenção ou ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

TEXTO 1

 

TEXTO 2

O Brasil conta gotas: entenda as causas e desafios da falta de água que se espalha pelo país

Escassez hídrica tem epicentro no Sudeste com efeitos como desabastecimento permanente, risco de apagão e alimentos mais caros

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/01/o-brasil-conta-gotas-entenda-as-causas-e-desafios-da-falta-de-agua-que-se-espalha-pelo-pais-4691649.html

 

TEXTO 3

É possível transformar água do mar em água potável?

É possível, sim – e isso já ocorre em vários países onde a água doce de rios, lagos e represas é escassa. Hoje, mais de 100 nações, principalmente no Oriente Médio e no norte da África, possuem usinas que retiram da água salgada o cloreto de sódio (o sal de cozinha), deixando o líquido pronto para beber. A primeira usina de dessalinização surgiu em 1928, na ilha de Curaçao, no Caribe. O equipamento pioneiro simplesmente evaporava a mistura em enormes colunas de destilação para tornar a água potável. A partir da década de 40, porém, surgiram métodos mais refinados, possibilitando a instalação de miniusinas em navios que permanecem muito tempo em alto-mar. Entre as novas técnicas, a mais bem-sucedida é a chamada osmose reversa, que separa o líquido por meio de um plástico poroso que barra os sais.

“Na maioria dos processos, cerca de um terço da água do mar vira água potável, enquanto os dois terços restantes são descartados na forma de salmoura, um líquido com alta concentração de sais que sobra da separação”, afirma o geólogo Aldo Rebouças, da Universidade de São Paulo (USP). O descarte desse resíduo é um dos grandes dilemas da dessalinização. No solo, a salmoura inibe o crescimento das plantas. Se a mistura cair em correntes de água doce, ela pode matar a vida aquática sensível ao sal. O ideal é despejar o resto de volta no mar ou em lagoas de água salobra. O Brasil, mesmo sendo um dos países mais ricos em água doce, também utiliza processos de dessalinização para purificar a água de lençóis subterrâneos no Nordeste. A iniciativa é controversa. “Mesmo onde o lençol freático é mais salino, a qualidade da água dos poços artesianos costuma melhorar naturalmente no máximo um ano depois da perfuração”, diz Aldo.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/e-possivel-transformar-agua-do-mar-em-agua-potavel/

 

TEXTO 4

A CRISE HÍDRICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Existem leis no país que regulamentam e sancionam o desperdício e a perda de água pelas concessionárias de serviços e pelos usuários?
R. A Lei n o 11.445, de 2007 (Lei do Saneamento), volta-se ao uso racional da água, obrigando as concessionárias a incluir nos contratos metas progressivas e graduais de uso racional da água. Os Planos de Saneamento, editados pelos entes titulares do serviço, possuem como conteúdo mínimo ações para emergências e contingências. O ente regulador define tarifas, instrumento econômico que afeta o usuário quando do desperdício de água. Não há, entretanto, previsão de medidas que sancionem o desperdício e a perda de água, exceto se houver previsão contratual para tanto. É importante ressaltar que a Lei de Crimes Ambientais, Lei n o 9.605, de 1998, tipifica como crime ambiental a poluição das águas (art. 54), cuja pena é de um a quatro anos, além de multa. Se a poluição hídrica tornar necessária a interrupção do abastecimento público de água, a pena será de reclusão, de um a cinco anos.

Fonte: https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/boletins-legislativos/bol27

2 thoughts on “TEMA: Água – Um bem finito?

  1. Sabrina, não precisa ter vergonha. Estamos aqui para melhorar. Estamos todos no mesmo barco. Força, colega!

  2. Gosto muito das dicas de texto mas, quando eu vou colocar em prática não sai.Eu sigo as dicas do canal inteligente, mas acredito que me falta conteúdo,quero saber se para mandar os textos aqui para ser avaliada. Quando a professora explica parece mais fácil, mais quando vai para o papel não sai,tenho até vergonha de mandar algum texto pra vocês avaliarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *